terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Terezín - Campo de Concentração!

📌REPÚBLICA TCHECA
CZECH REPUBLIC

Terezín






À 60 km de Praga essa pequena cidade foi construída para ser um Complexo Militar de defesa, como dois fortes, mas se tornou um Campo de Concentração para tortura e descaso com milhares de pessoas inocentes durante a Segunda Guerra Mundial. 

DIA 1
Cedinho, de metrô da Praha Hlavní Nádra Nádraží - Praga até Nádraží Holešovice, junto à estação de metrô, existe o terminal de ônibus. Da plataforma 7 sai o ônibus com destino a Litomerice, com parada em Terezín, depois de uns 50 minutos.


Desembarcamos na Praça do Exército👇, ao lado do Museu Ghetta.


O Museu está localizado dentro do Forte Principal (considerado toda vila de Terezín, fora do campo de concentração), que está repleto de atrações como ruas, parques e prédios.


Já no museu pudemos ver uma exposição documental, e um Salão Mestre Infantis do Gueto, dedicado às mais novas vítimas, uma seleção de desenhos infantis mundialmente famosos do gueto, com marcações eletrônicas de unidade temáticas e informações relevantes para visitantes.  


Depois, para a Fortaleza Pequena. Logo na lateral da entrada está o Národní hřbitov, que é um Cemitério Nacional, com 600 túmulos com uma cruz ao meio representando os cristãos que ali estão. Ao fundo a estrela de Davi. 


Entramos por aqui.👇



O pequeno forte - Kleine Festung (prisões), com vários barracões. Alguns tipos de celas e as mais comuns eram as coletivas onde ficavam vários presos em um ambiente fechado sem contato com a luz do dia. 


Em outro tipo de cela havia cama de três andares, mesas e bancos, pia e vaso sanitário. Os banhos eram coletivos. E as celas solitárias. Não havia câmara de gás em Terezín, desse modo os presos eram mortos por fuzilamento ou enforcados.


No caminho o túnel da morte, um lugar muito doloroso, pois os presos sabiam que ao passarem por ali, jamais voltariam com vida. 


Do outro lado, ao saírem, estavam os soldados esperando para disparar suas armas. 


Agora no Forte Principal novamente (ou seja, se você sair de dentro do campo de concentração, e estiver na cidade, você está no forte principal), que é toda vila de Terezín. Fomos ao Quartel Magdeburg, onde pudemos ver um pouco de como era a vida no gueto. 
Essa👇 é uma réplica de um dormitório, que mostra alguns detalhes, como roupas, objetos...


À 900 metros do Quartel está o Crematório, um local com uma sala fria para autopsias... 


...e quatro fornos de cremação. 


E o Cemitério judeu.


Então foi a vez de conhecer a The Jewish Prayer Room and Replic of Attic (Sala de Oração Judaica). Um lugar muito especial, com pinturas judaicas e onde os moradores podiam cumprir suas obrigações religiosas. 


No sótão tinha uma pequena e humilde casinha. 


Retornamos ao Museu Ghetta, para esperarmos o ônibus de volta para Praga, logo em frente, a praça Smenatovy Sady. 

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial